O Banco Central (BC) Informamos nesta quinta-feira (19) mais uma ocorrência de vazamento de dados cadastrais vinculados às chaves do Pix. Desta vez sob a responsabilidade da SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA, a Loja.
Segundo o BC, as informações expostas estão vinculadas a 150 chaves Pix e incluem nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta.
O Banco Central ressaltou que não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais.
Além disso, os dados são de natureza cadastral, o que não permite movimentações de recursos, nem acesso a contas ou a outras informações financeiras, de acordo com o BC.
O Banco Central afirmou ainda que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados no incidente, provocados por falhas pontuais nos sistemas da Shopee, serão notificadas por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, disse a autarquia, em comunicado.
Leia também
“O BC informa que foram executadas as ações necessárias para a purificação específica do caso e serão aplicadas as medidas sancionadas previstas na regulação vigente.”
- O prejuízo de Neymar: criptomoedas compradas pelo jogador derretem 90% em dois anos e especialista explica: “ativos meramente especulativos”; saiba mais
Shopee opera como instituição de pagamento desde 2022
Vale lembrar que o aplicativo de compras da chinesa Shopee também funciona como instituição de pagamentos desde 2022, quando recebeu a autorização do Banco Central.
A SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos, controlada pela SHPP Brasil Participações, pode “gerenciar conta de pagamento do tipo pré-pagamento, na qual os recursos devem ser depositados anteriormente”, segunda definição do BC.
Procurado pelo Seu Dinheiroa operação brasileira da Shopee não respondeu imediatamente ao pedido de comentários. A matéria será atualizada caso a companhia envie um posicionamento oficial.
CONTEÚDO EXCLUSIVO: Tem dúvidas sobre planejamento sucessório, espólio, testamento, ou herança? Confira gratuitamente o guia completo d’A Dinheirista sobre o assunto